
Os seres humanos têm uma necessidade latente de quantificar as coisas. E às vezes as medidas habituais – quilos, metros, gramas – não são boas o suficiente. Ou engraçadas o suficiente.
Veja dez das unidades de medida destinadas a facilitar as coisas que, na verdade, não parecem ajudar muito.
9. A Helena

Se Helena de Troia tinha o “rosto que lançou mil navios” e causou a destruição de uma cidade inteira, então Helena é a quantidade de beleza adequada para medir isso – seja lá quem queira medir a quantidade de beleza de uma mulher em navios que ela é capaz de lançar para a guerra. Caso você esteja se perguntando, a millihelena é a quantidade exata de beleza necessária para lançar apenas um navio grego antigo. Pois é.
8. Vaca por grama

Para os agricultores, o tamanho literal de um campo é muito menos importante do que a sua utilidade na manutenção de gado. A Irlanda usou uma vez a “vaca por grama” como uma unidade de medida – isto é, a quantidade de terra necessária para uma vaca. Nos Estados Unidos, o “índice de vaca mãe” já determinou quantas vacas grávidas um acre de terra poderia suportar. Ao contrário de tamanho, essa era uma medição da qualidade.
7. O Barleycorn

Assim como o Pé ou o Quilate, o Grão de Cevada (Barleycorn) foi nomeado – e inicialmente concebido também – para medir o tamanho de uma coisa real. Neste caso, o grão de cevada. Foi padronizado como 1/3 de polegada e ainda está em uso como base para tamanhos de calçados na Grã-Bretanha e na Irlanda. Um grão de cevada é a diferença entre cada tamanho. Um quarto de um grão de cevada é uma papoula.
6. O Sydharb

Assim como Bélgica, País de Gales, Brasil, França e São Paulo são todos utilizados como unidades de terreno, o Sydharb (ou Sydarb) é uma unidade de água. Essa medida só está em uso na Austrália – o nome é uma junção de Sydney Harbor (Porto de Sydney).
5. O Mickey

A sensibilidade dos mouses de computador é medida em Mickeys por polegada – sim, mickey de Mickey Mouse. Um mickey é o comprimento do menor movimento detectável de um mouse – usualmente entre 1/200 e 1/300 de uma polegada.
4. A unidade de Friedman

Esta unidade foi nomeada em homenagem ao colunista do jornal New York Times Thomas Friedman e descreve “os próximos seis meses”. Como em “os próximos seis meses serão críticos” ou “os próximos seis meses serão os últimos”. A utilização de uma unidade de Friedman é quase sempre seguida por outra unidade de Friedman. O apelido surgiu após um artigo de equidade e precisão dos relatórios mostrar que Friedman usou “nos próximos seis meses”, como para determinar o resultado da Guerra do Iraque, pelo menos catorze vezes em um período de dois anos e meio.
3. O Morgen

O Morgen – manhã em holandês e alemão – é a área que pode ser cultivada por uma única pessoa e um único boi “nas primeiras horas da manhã”. Daí o nome. E, como o nome indica, foi utilizado na Alemanha, Países Baixos, Polônia e colônias holandesas. Dependendo da sua localização, o Morgen podia ser entre 2.000 a 12.000 metros quadrados. Presumivelmente, as últimas áreas tiveram homens e bois mais produtivos. O Morgen ainda estava em uso na África do Sul até a década de 1970 e ainda está em uso em Taiwan, onde é chamado de “kah”.
2. O Dirac

O físico Paul Dirac não era o homem mais falante do mundo. Como resultado, seus colegas criaram a unidade de Dirac – que equivale a uma palavra por hora. Ela também é chamada de “a unidade Dirac de timidez”. Cientistas.
1. A Mão

Se existe o Pé, por que não a Mão? Usar um punho fechado ou a largura de um lado da mão como uma unidade de medida remonta ao Egito Antigo. Pensando bem, usar a parte do corpo que mais frequentemente segura coisas para determinar o tamanho delas faz bastante sentido. O rei Henrique VIII em 1541 tentou padronizar a mão para quatro polegadas, mas o uso de punhos e larguras diferentes de mãos confundiu tudo. Hoje, a mão de quatro polegadas ainda é usada para medir a altura de cavalos, uma vez que é muito confuso para os leigos tentar entender o quão alto é um cavalo. Especialmente porque a altura dos cavalos não é medida dos cascos até os ouvidos, mas até a cernelha – a parte mais alta das costas.
0 comentários:
Postar um comentário