728x90 AdSpace

Latest News

Tecnologia do Blogger.

Populars

MKRdezign

Archive

Technology

Breaking News

[random] [newsticker]

[Curiosidades, Tecnologia, Ciência, humor] [featured1]
sexta-feira, 3 de abril de 2015

Máquina apaga incêndios usando som

apagando incendio som
Dois estudantes de engenharia da Universidade George Mason (EUA) encontraram uma maneira de usar ondas sonoras para apagar incêndios.
Eles construíram um tipo de extintor que parece revolucionar a tecnologia de combate a incêndio.

Viet Tran, um engenheiro da computação, e Seth Robertson, um engenheiro elétrico, escolheram investigar a possibilidade de usar o som para apagar incêndios como projeto de pesquisa e agora acreditam ter encontrado algo que pode realmente funcionar.

Apagando incêndios no grito

Pesquisas anteriores demonstraram que as ondas sonoras podem impactar os incêndios, e outros pesquisadores já haviam investigado a possibilidade de usar o som para apagar o fogo, mas até agora, não existiam extintores à base de som.
A pesquisa da dupla pode mudar isso. Como os dois estudantes disseram à imprensa, o projeto começou com a simples ideia de que as ondas sonoras também são ondas mecânicas, o que pode causar um impacto sobre objetos ou, neste caso, sobre o material que está queimando e o oxigênio em torno dele.
Eles fizeram vários testes com alto-falantes, usando diferentes tipos de som e frequências para tentar apagar incêndios. Frequências ultra-altas não tiveram muito impacto, então eles baixaram gradualmente sua faixa de testes até 30 a 60 Hertz.

Como funciona

O extintor à base de som é composto por um amplificador, uma fonte de energia e um colimador feito de tubo de papelão (para focar as ondas). O resultado é um extintor de incêndio razoavelmente pequeno que funciona sem a utilização de água ou produtos químicos. A ideia inicial era usar o extintor para apagar pequenos incêndios na cozinha, mas agora os pesquisadores já acreditam que ele pode ter um uso muito mais amplo.

O futuro

Os dois estudantes reconhecem que ainda há muito trabalho a fazer antes saberem se esse extintor pode ser útil para combater incêndios reais. Até agora, só foi testado em pequenas chamas de álcool. A questão é se ele pode ser usado em incêndios maiores. Se puder, vai se tornar uma excelente invenção. 

Via: Phys, Hypes
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Máquina apaga incêndios usando som Description: Rating: 5 Reviewed By: Junior Pereira
Scroll to Top